sábado, 24 de setembro de 2011

Amar por necessidade x Amar por valor.




Li uma passagem do Padre Fábio de Melo, muito interessante, que diz assim: Uma coisa é amar por necessidade e outra é amar por valor. Amar por necessidade é querer sempre que o outro seja o que você quer. Amar por valor é amar o outro como ele é, quando ele não tem mais nada a oferecer, quando ele é um inútil e por isso você o ama tanto. Na hora em que forem embora as suas utilidades, você saberá o quanto é amado!




Ai abre o ponto da reflexão, quantas pessoas você amou por necessidade? Quantas pessoas você amou por valor?




Já amei tantas pessoas por necessidade, somente por necessidade na verdade. Mas então, chegou um dia, que me percebo amando por valor, pela primeira vez em minha vida!




Amar por necessidade é relativamente fácil, mas amar por valor, caro leitor, é complicado.




Você amar alguém levando somente em conta o que ela é, sem se preocupar com o que ela tem a oferecer, se ela tem algo a oferecer, é sim difícil, mas é o amor mais puro e ingênuo que você poderá vivênciar.




Não estamos aqui dissertando sobre um amor platônico, juvenil. Essa dissertação é sobre o amor desprendido, amor sucinto, porém profundo, que vai amar suas qualidades, mas entender que seus defeitos fazem parte de sua personalidade. É um amor inteligente, pois não busca perfeição, não busca recompensas.




É aquele tipo de sentimento, que quando a pessoa amada te questiona o que você viu nela, você sabe exatamente o que você viu, o que te fez desejar aquela pessoa, o que te fez ficar, apesar dos pesares.




Não é um amor de cinema, novela ou de livros e afins. É um amor que tem sim os pés no chão, está seguro na realidade, mas não tem problema algum em voar e sonhar.




É um sentimento que pode ser vivênciado a cada segundo de presença, e a uma eternidade de ausência.




O amor por valor é o mais buscado, porém o mais negligenciado. Você pode viver toda sua vida em busca dele. Talvez tenha a oportunidade de senti-lo, mas se você não prestar a mínima atenção, você pode deixar de amar por valor, para amar por necessidade.




Mas quando você amar e ser amado por valor, não tenha medo, pois amar assim é como andar no escuro e se render a luz.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Como perder uma Mulher...


É triste pensar que as relações humanas, afetivas deixaram de serem laços de uniões que buscam um bem mutuo, para tornarem-se relação maliciosas, verdadeiros " Jogos Mortais"...
Jogos Mortais? Sim, jogos, que manipulam a verdade, testam limites, jogos provocativos, por vezes vingativos, mas quem são os ganhadores dessa competição?? Ninguém.
Em termos de relacionamentos , já ouvi inúmeras teorias bizarras de que mulher gosta, de que homem gosta...uma generalização só!!!
Posso aqui listar várias teorias, de conhecimento público, mas que não passam de generalizações infantis. Posso e vou listar!!! Aliás, não vou exatamente listar, mas vou debruçar sobre certas teorias masculinas. As femininas deixaremos para um post futuro...
Então rapazes vamos refletir, como perder uma mulher?
Não tem frase mais batida, do que a : A)Mulher não gosta de homem bonzinho, mulher gosta de cafajeste. Ainda não vou comentar essa frase, porque tem outras frases...(piores, na minha opinião).
B) Mulher quanto mais você pisa, mas ela gama!!!
C) Mulher gosta do que não pode ter!!!
Vou até para de listar, porque chega da vontade rir. PORRA (desculpem, o palavrão), mulher é um bicho complicado SIM, tem mulher que gosta de cafajeste, tem mulher que gosta de homem bonzinho, tem até mulher que gosta de VIADO...
Mas generalizar é o erro. Essa semana aprendi uma nova "lição masculina", para fazer um cara deixar de ser solteiro, a mulher tem que ser...a MULHER, o homem tem que pisar e dar uma moralzinha de vez enquando, que elas vêem correndo atrás, e sempre funciona, que mulher só encherga o que quer....por ai vai.
O meu filho, se uma mulher tem que ser a MULHER pra você deixar de ser solteiro, continue assim, porque homem que pensa assim frequentemente são aqueles que um dia foram "magoados" e agora se guardam em sete chaves e esperam que uma mulher vire o Indiana Jones e chegue até o tesouro que é seu coração. Mulherada, homem assim só significa uma coisa: PERIGO!!! Lá vai você ser, mãe, psicóloga do cara. Adote uma criança e faça psicologia, mas corra pra bem longe desse cidadão.
Bom, a frase seguinte, de pisar e da moralzinha, é bem frase de cretino não é mesmo? E se você algum dia pronunciou essa frase, propagou, compartilhou e mesmo assim não se considera um cretino. Ok, você pode até não ser um cretino, mas é covarde, você precisa ficar com esse joguinho ai, de gato e rato, cuidado, você pode ser o rato!!!
Mulher só enxerga o quer ver, essa frase sim é interessante, mulher realmente só enxerga o que quer...Mas os HOMENS também, porque se abrissem um pouco os olhos enxergariam que ela pisou em você no inicio, quando você era "bonzinho" por pura insegurança , que você não conseguiu cessar.
Quer perder uma mulher? Pise nela, até ela cansar da sua babaquice...
Deixe de ser "bonzinho", ate que se canse de sua covardia....
Mulher gosta do que não pode ter, porque muitas vezes o que ela quer não existi, assim como o poder que você acha que tem sobre ela, também não existi.
Por que os Homens e Mulheres, de forma inteligente , só usassem joguinhos no momento da sedução ou para apimentar a vida sexual, deixando a competição, o teatro do "eu não estou nem ai pra você" de lado? Meu, a vida não é a novela " Malhação", graças a Deus.
Olha na cara da pessoa e fala, olha, eu não quero mais nada com você, mas como eu sou um babaca dependente de companhia, não consigo deixar de ficar com você e como a atracão sexual ainda existe, sim quero te levar pra cama de vez enquando. Aí pá!!!! Que isso??? Acha que vou falar uma coisa dessa, ela vai ficar com raiva de mim. Hum, sim vai...mas lembre-se, ela é a MULHER, haja como homem. Alias, a mulherada também, chega de bancar as vitima, as sofredoras. Chega no cara e fala, o infeliz eu gosto de você, ah, você não?Ok, a fila anda...
Pra que esse negócio de, ah eu acho que ele gosta de mim, ah, ela gosta de mim, mas ela é muito complicada, eu gosto dela, mas não vai dar certo... Meu Deus, que coisa de frutinha é essa gente. O que esta acontecendo com o mundo, hein Deus??? Me diz???
Olha, pode até ser pecado, mas se eu encontrasse com Deus, um encontro face to face, eu diria a ele: Que merda é essa que tú fez, essa tal humanidade?
Homarada, como o post é direccionado á vocês, please, saiam da defensiva e assumam o papel de homem bem resolvido. Mude esse conceito de homens que se emocionam assistindo o programa da Oprah. Saiam dessa zona de conforto, e furem a bolha que a mulherada criou.
Porque ta tudo muito,ah nem vou insistir. Não vai insistir? Sai desse UNIVERSO, porque isso pra mim não é atitude de um ser capacitado de "inteligência".
Chega de perder mulher, de complica-las ainda mais, virem o jogo...é a hora e a vez da revolução masculina (mas sem queimar cuecas na praça, por favor). Mostre para essa mulherada como se faz, e chega de ficar ai na frente desse computador, se lamentando, isso é coisa de mulherzinha.


Inerte


Sabe quando você sente-se amarrado, acorrentado, por um tempo você não se importa, mas ao passar do tempo cresce dentro de você uma vontade enorme de soltar as amarras, essas correntes que te impedem de ser feliz, de crescer, de seguir de VIVER. Viver? Sim, viver.
Pois enquanto você se encontra lá, preso, a sua vida vai escorrendo entre seus dedos, o vento vai levando cada oportunidade que você poderia desfrutar, mas está ai, estagnado...parado, vendo a vida passar...
Sim, estou falando de um alguém que eu conheça, conheço bem, sim senhor...
Sei de cada defeitinho, cada qualidade, mas tá lá, inerte, regrediu, progrediu, regrediu novamente, progrediu mais uma vez, parou. Dona Inércia tomou conta...
Mas agora está lá, querendo driblar a inércia, deixar pra lá a marcha ré, descer a ladeira de olhos fechados, sem medo do vento no rosto.
Vai, solta essas correntes, se joga na vida, ela passa bem der repente...
Deixa de ser rascunho, é hora da arte final.
E posso ver agora, se libertou, deixou as amarras para trás...
Agora sim, posso reconhecer, essa sou eu, aquela que sempre fui e nunca deixei ser
.

Desejar e precisar


Hoje estive conversando com uma grande amiga, aliás ela esteve conversando e eu ouvindo!!rs
Sou do tipo de pessoa que fala muito, mas tenho o dom de ser uma boa ouvinte.
Por esse motivo, Maria* me procurou para desabafar, para pedir conselhos amorosos (como se realmente eu fosse a pessoa mais indicada para isso,rs) e chorar.
O namorado dela rompeu o relacionamento hoje, sem maiores explicações, ela, buscou tomar a atitude mais lógica para ela no momento, chorou muito, desesperadamente, na minha presença. Pensei: Oh God, o que faço?
Ela chorando sem cessar, entre uma lágrima e outra me perguntou: O que vou fazer agora sem ele, eu preciso dele na minha vida, não sei viver sem ele...
Opa, como assim " Você precisa dele?" Pensei, logicamente.
Mas, refletindo, como assim PRECISAMOS de alguém?? Eu entendo a afirmação eu preciso de água, mas PRECISAR de alguém não me parece ter sentindo. Ai sempre há aquela mais romântica, que afirma, quando agente ama, agente PRECISA da pessoa para ser feliz!! Quê??? O que está havendo com esse mundo, pode parar, que se o mundo ta girando assim, para que eu quero descer.
Primeiro, eu acho injusto você responsabilizar alguém por o sucesso de sua felicidade. A felicidade é sua, corre atrás dela você.
Segundo, você precisar de uma pessoa me soa com o mesmo sentido de você precisar comer, por exemplo. Você não precisa de tal pessoa, você a deseja. A palavra precisar remete a algo necessário, indispensável, como o exemplo da água. Então pessoas são desejadas.
Terceiro, antes de você conhece-la, você vivia sem ela, provavelmente já " precisou de alguém antes", não "vivia sem ninguém antes", mas tá ai VIVO, "precisando de outra pessoa again**.
Quarto, se você não é capaz de viver com a pessoa mais importante da sua vida, que nunca vai te abandonar, que é você mesmo, como, por Cristo, você quer que alguém te faça feliz???hein??? Você mesmo não é capaz, preferi transferir esse trabalho para outra pessoa, e se não funcionar, você diz: Ok, a culpa foi dele.
Quinto, não delegue a busca pela sua felicidade a ninguém, trabalho é seu, seja capaz de enxergar as pequenas coisas que nos tornam feliz, pare de sentir pena de você, pois você é o que você transmiti, o que você transmiti é o que vai receber.
Sexto e último, sim, eu fico triste com término de relacionamentos, de qualquer espécie, mas não sinto pena, auto-piedade e afins por mim mesma. As vezes, não posso escolher como me sinto, mas frequentemente eu posso escolher o que fazer a respeito.
Fica a dica, para todas as Marias ( e eventualmente os Joãos se houver,rs)
* Maria = Nome fictício
** Again = De novo

Complicada da Silva


Complicada, é a palavra que atualmente carrego como um fardo, uma cruz, um rótulo.
Fui intitulada como uma mulher complicada, mas que mulher não é, quantas e quantas mulheres não são rotuladas como complicadas?
Sim, concordo, sou complicada...complicada por ter medo de cair de cabeça numa relação, ao mesmo tempo que inicio um emprego novo, uma atividade nova sem medo algum. Sou complicada por não confiar em um homem que esbanja belos sorrisos, belas palavras. Sou sim uma mulher complicada por ter medo de amar, ter medo de sofrer, ter medo de me iludir...Oh God, quanta complicação.
Mas nem sempre eu fui assim, sou o fruto mastigado, e gospido de uma vida sem complicação. Fui aquele que acreditou em cada palavra, em cada sorriso. Que não tinha medo algum de amar e ser amada...me entreguei, confiei. Por fim o que ganhei? Mentiras? humilhação? Falta de consideração?
Sim, foi exatamente isso que eu ganhei, agradeça a seu antecessor, foi ele que me transformou...e cá estou eu, Complicada da Silva...
Isso é por acaso o fim? Será sempre assim? Não sei, o que sei que viver assim é uma tortura, um fardo. Depende apenas a mim mudar essa situação? Sim e não!!!
Paradoxo, essa é o cenário...
A mudança será um benefício na minha vida, mas será que não seria na sua?
Será que você não é tão complicado quanto eu a ponto desistir? Sim você é tão complicado quanto eu, mesmo assim, eu não quis nem por um segundo abandonar o barco...
Mas vai, pegue seu bote salva-vidas e siga sua vida...reme para um lugar seguro, mas não olhe para trás. Porque a cada segundo que você respira ao meu lado, eu perco meu ar.
Salve-se de mim, é isso que você quer, não é mesmo, fuja da minha complicação, fuja da complicação da vida, de sua complexidade.
Busque uma vida que seja fácil viver, e quando a encontrar, publique um livro...porque o mundo todo está em busca de uma vida sem complicação.
E caso você não encontre, alegre-se,isso é um sinal de que você ainda está vivo.