Li uma passagem do Padre Fábio de Melo, muito interessante, que diz assim: Uma coisa é amar por necessidade e outra é amar por valor. Amar por necessidade é querer sempre que o outro seja o que você quer. Amar por valor é amar o outro como ele é, quando ele não tem mais nada a oferecer, quando ele é um inútil e por isso você o ama tanto. Na hora em que forem embora as suas utilidades, você saberá o quanto é amado!
Ai abre o ponto da reflexão, quantas pessoas você amou por necessidade? Quantas pessoas você amou por valor?
Já amei tantas pessoas por necessidade, somente por necessidade na verdade. Mas então, chegou um dia, que me percebo amando por valor, pela primeira vez em minha vida!
Amar por necessidade é relativamente fácil, mas amar por valor, caro leitor, é complicado.
Você amar alguém levando somente em conta o que ela é, sem se preocupar com o que ela tem a oferecer, se ela tem algo a oferecer, é sim difícil, mas é o amor mais puro e ingênuo que você poderá vivênciar.
Não estamos aqui dissertando sobre um amor platônico, juvenil. Essa dissertação é sobre o amor desprendido, amor sucinto, porém profundo, que vai amar suas qualidades, mas entender que seus defeitos fazem parte de sua personalidade. É um amor inteligente, pois não busca perfeição, não busca recompensas.
É aquele tipo de sentimento, que quando a pessoa amada te questiona o que você viu nela, você sabe exatamente o que você viu, o que te fez desejar aquela pessoa, o que te fez ficar, apesar dos pesares.
Não é um amor de cinema, novela ou de livros e afins. É um amor que tem sim os pés no chão, está seguro na realidade, mas não tem problema algum em voar e sonhar.
É um sentimento que pode ser vivênciado a cada segundo de presença, e a uma eternidade de ausência.
O amor por valor é o mais buscado, porém o mais negligenciado. Você pode viver toda sua vida em busca dele. Talvez tenha a oportunidade de senti-lo, mas se você não prestar a mínima atenção, você pode deixar de amar por valor, para amar por necessidade.
Mas quando você amar e ser amado por valor, não tenha medo, pois amar assim é como andar no escuro e se render a luz.